A grandeza de Deus no Natal


Somos caminhantes nesta terra com a luz da fé e da esperança. Pois não conhecemos o caminho a percorrer, deixamos somente rastros. Trilhas que podem ajudar a outras pessoas a fazer uma boa caminhada ou então deixamos situações de sacrifícios ou tantos outros sofrimentos aos irmãos. Deus vem ao nosso encontro de forma pequenina. Porém não pequeno no seu ser. No Deus menino encontramos a luz que nos reacende um novo olhar. Com a luz do menino Deus nos encorajamos para reconhecer o mal e dele fugir, se necessário, ou enfrenta-lo. A grandeza de Deus não está no tamanho e sim no amadurecimento de nossa vida ao reconhecermos que não estamos sozinhos, pois, Deus se faz presente conosco.


Na preparação para a chegado do menino Messias, os profetas lutaram para não deixar morrer a esperança e com ela a fé foi imprescindível. Deus desde todo sempre lança ao coração humano esta sublime dádiva: acreditar e esperar, mesmo diante das forças contrárias. O anjo ao chegar em Maria e anunciar a realização da promessa podemos perceber que o que restava era a perseverança de um povo que permaneceu diante das dádivas da fé e a esperança. Bem aventurados são todos aqueles que creem. A saudação do anjo a Maria, foi porque encontraste graça nesta mulher. Deus preservou a sua graça nos mais pequeninos que souberam guardar em seu coração a promessa da vinda do Messias Salvador. Os verdadeiros pequeninos escondidos no Senhor Deus não se deixam ser corrompidos pelo mal que insiste rondar e matar a criação de Deus.


Hoje somos convidados a continuar nesta mesma luta. Luta do pequeno resto de Israel que observamos na imagem da sagrada família. No pequeno presépio não há uma imagem de pobreza, como as vezes acostumamos observar com os olhos humanos, é a imagem da esperança e da fé. Nesta imagem comtemplamos a maturidade humana plenificada por Deus, aquela humanidade que outrora foi corrompida pelo pecado. No presépio vemos a misericórdia de Deus que não desiste de nós, apesar da nossa fraqueza. Por isso, no menino Jesus vemos a grandeza de Deus que amadurece a nossa a vida ao reconhecermos que a luz de Deus vem até nós para continuar conduzindo a nossa vida na fé e na esperança.


Guardemos, pois, em nós uma contínua presença de Deus que sempre nos renova com sua luz e com o seu amor. Somos seres humanos marcados por muitos desafios, mas somos também agraciados por dons de Deus. Dons que nos leva a marcar nosso caminho por encontros, encontros que unificam a vida humana no Deus único. Em Jesus Cristo somos unificamos no amor e na paz, são unificados os céus e a terra. Somos marcados e plenificados em Deus pela fé e a esperança. Por fim não sabemos muito bem o que está a nossa frente, por isso, temos a fé e a esperança, mas sabemos que nosso fim é encontrarmos com Deus no seu amor e misericórdia, mesmo com nossa fraqueza. Feliz e Santo Natal. Deus lhe abençoe e lhe dê a Paz.


Pe. Vanderlei Izaumi da Silva

0 visualização

Endereço:

Rua Cananéia, nº 387 - Caiçara

CEP 30770-120 • Belo Horizonte/MG

Contato: (31) 3653-0829

  • Facebook
  • Instagram

© 2016-2020 • Departamento de Comunicação - Seminário Arquidiocesano de Uberaba