top of page

Arquidiocese de Uberaba lança 14º Plano de Pastoral (PAPIU)


A Arquidiocese de Uberaba lançou neste ano, fruto da última Assembleia do Povo de Deus (15/11/2019), o 14º PAPIU (Plano Arquidiocesano de Pastoral da Igreja de Uberaba). Esse documento, que tem a vigência de 2020 até 2023, traz como princípio orientador o número 46 da exortação apostólica Evangelii Gaudium: ‘‘A Igreja ‘em saída’ é uma Igreja com as portas abertas’’. E além de nos convocar à abertura, esse PAPIU nos insere na vivência dinâmica e próxima de acolhida fraternal na grande casa de Deus, que é a Igreja.


Por isso, em concordância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (Documento 109), temos 4 pilares que mantém nossa casa fraternal, divina e evangelizadora de pé: o pilar da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.


Esses pilares estão a serviço da evangelização permanente que se dará na ótica da setorização das paróquias. O processo de reestruturação paroquial por setores será prioridade durante o quadriênio de 2020-2023 junto aos objetivos propostos em cada pilar evangélico (14º PAPIU, pág.7). Conforme nos traz o Plano de Pastoral:


Sendo a setorização nossa prioridade até 2023 (...) não podemos deixar de lado que toda vida de missão é sustentada pela Palavra, pelo Pão Eucarístico, tendo um olhar de compaixão (caridade) pelo outro. (Pág.9)

Dessa maneira, cada um desses pilares abarcará uma área específica de trabalho pastoral já iniciado, com objetivos específicos para cada ano junto à valorização dos setores, a saber:


2020: O pilar da Palavra: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Pastoral.

2021: O pilar do Pão: Liturgia e Espiritualidade.

2022: O pilar da Caridade: Serviço à vida plena.

2023: O pilar da Missão: Estado permanente de missão.


Com isso, particularmente nesse ano de 2020, o pilar da Palavra é o norte condutor para os trabalhos com as pastorais: ‘‘Comissão bíblico-catequética’’ e ‘‘Assessoria dos Ministros da Palavra’’. Para propostas formativas concretas, encontram-se o estudo sobre o livro bíblico dos Atos dos Apóstolos e dos documentos do Magistério eclesial sobre a Palavra de Deus (Dei Verbum, Verbum Domini e Aperuit illis).


Nesse ano de 2020, o 14º PAPIU nos convoca também à celebração do Ano Mariano: Maria, portadora primeira da Palavra Encarnada e modelo de seguimento é testemunho do Verbo de Deus. Com isso, carinhosa e devotamente, também rezamos nas intenções do nosso Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria/MG, por ocasião dos seus 150 anos de história de fé.


Por fim, no Plano de Pastoral, cada pilar, ao longo dos anos seguintes (2021, 2022 e 2023), é estruturado dessa maneira (Norte de reflexão/Pilar – pastorais assistidas - propostas para concretização e valorização da pastoral). Isso tendo como pano de fundo a vivência do compromisso cristão em nossos setores. Compartilho um pequeno e amador esquema sintetizando alguns pontos-chave desse 14º PAPIU:


Assim, que a graça de Deus nos auxilie na vivência desse 14º PAPIU, sob os cuidados maternais de Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba.



Sem. Pablo Henrique

4º ano do curso de Teologia

92 visualizações0 comentário
bottom of page