Endereço:

Rua Cananéia, nº 387 - Caiçara

CEP 30770-120 • Belo Horizonte/MG

Contato: (31) 3653-0829

  • Facebook
  • Instagram

© 2016-2020 • Departamento de Comunicação - Seminário Arquidiocesano de Uberaba

HOMILIA DOMINICAL: 5º Domingo do Tempo Comum (Santo Ambrósio de Milão - Séc. IV)




Homilia Dominical: 5º Domingo do Tempo Comum

Tratado sobre o Evangelho de São Lucas, IV, 71-76: SC 45, 180 - Santo Ambrósio, bispo e doutor


Apega-te ao fundo e lança as vossas redes para a pesca" (Lc 5,4)

"Rema lago adentro", isto é, no alto mar dos debates. Há abismos comparáveis ​​a "... a profanação da riqueza, a sabedoria e o conhecimento de Deus" (cf. Rm 11,33) à proclamação da filiação divina? ... A Igreja é conduzida por Pedro no alto mar do testemunho, para contemplar o Filho de Deus ressuscitado e o Espírito derramado.


Quais são as redes que Cristo envia aos apóstolos para jogar na água? Não é o conjunto de palavras, os discursos, a profanidade dos argumentos que não deixam escapar aqueles que ficaram em suas redes? Estes instrumentos de pesca dos apóstolos não fazem a presa perecer, mas eles a conservam, salvam-na do abismo e a trazem à luz, conduzindo-a das profundezas mais baixas para as alturas ...


"Mestre, diz Pedro, temos feito a pesca da noite e nada apanhamos, mas já que foi o Senhor quem disse isso, eu lançarei as redes". Assim sou eu, Senhor, eu sei que para mim é noite se o Senhor não guiais me. Ainda não converti ninguém por causa das minhas palavras, ainda é noite. Eu falei no dia da Epifania; Eu lancei as redes e não peguei nada. Eu conjurei as redes por dia. Eu espero que o Senhor me envies as redes. Vou jogá-lo fora novamente com vossa palavra.


A autoconfiança é inútil, enquanto a humildade é frutífera. Os apóstolos, que até então não haviam capturado nada, na voz do Senhor, capturaram uma grande quantidade de peixes.

26 visualizações